Sabemos o quanto é difícil a convivência com alguém que vive às voltas por um “trago”. Numa família, todos sofrem; tanto o viciado quanto os demais membros da casa.
Muitos de nós já ouvimos alguém dizer, mesmo em tom de brincadeira, que a sobriedade é uma escolha. Se a brincadeira for levada ao pé da letra, a pessoa escolhe, conscientemente, por não querer ter atitudes e pensamentos centrados e equilibrados, pelo menos durante um período de tempo. Ironicamente,outras pessoas enfrentam grandes dificuldades em viver na própria sobriedade. São pessoas que se veem amarradas a algum tipo de vício. Elas se sentem envolvidas por uma necessidade compulsiva de fumar, beber ou se drogar. Sem forças para lutar contra um desejo nocivo, essas pessoas se intoxicam até perderem os sentidos básicos que as diferenciam de um ser irracional. Para essas pessoas, optar pela sobriedade é mais que uma questão de honra, é um motivo para conquistar a vida.
A pessoa envolvida na dependência química vive também outras dificuldades que refletem em seu caráter. Sua autoestima praticamente desaparece. Em muitas ocasiões, até mesmo os cuidados com sua hiegiene pessoal fica deficitária. É preocupante constatar o quão fácil é para alguém se tornar vítima de um vício, mesmo sendo uma situação tão delicada de se resolver.
Às vezes, a pessoa, fingindo não ter problemas, foge de sua própria realidade, desviando-se das responsabilidades e afogando o seu próprio estado de lucidez. Outras, desejando somente esquecer de seus problemas domésticos ou simplesmente querendo se tornar mais comunicativo numa roda de amigos, começam a fazer uso de drogas para provocar a sensação de liberdade ou extroversão. Elas preferem viver num mundo em que os efeitos alucinógenos da bebida, ou de qualquer outra droga, as fazem acreditar que seus sofrimentos são menores. Ao voltar da sua “viagem psicodélica”, a pessoa frustra-se mais uma vez quando percebe que nada foi mudado em seu mundo real. Desta maneira, a vítima se sentirá cada vez mais tentada a lançar mão dos artifícios que a conduzem para uma dependência cada vez mais crônica. Como num círculo vicioso, a pessoa voltará a se intoxicar. Saciar o desejo da sua dependência é a sua prioridade, mesmo que para isso tenha que despojar de tudo aquilo que lhe é precioso.
Como resultado, vamos testemunhar, além da deterioração de sua saúde, também as crises em seus relacionamentos. Casamentos que são destruídos, famílias fragilizadas, filhos com problemas psicológicos, entre muitos outros desequilíbrios causados pelo vício.
Sabemos o quanto é difícil a convivência com alguém que vive às voltas por um “trago”. Numa família, todos sofrem; tanto o viciado – seja no álcool ou na dependência química –, quanto os demais membros da casa. Pessoas que trabalham na recuperação de outras com problemas de envolvimento com qualquer tipo de droga licita ou ilícita, dizem que somente é possível a sua recuperação se a própria pessoa manifestar o desejo de sair dessa deplorável situação. Na maioria das vezes, é praticamente impossível alguém conseguir a cura por si própria. A ajuda profissional e o apoio de familiares é fundamental neste lento processo de recuperação que se inicará a partir do resgate da sua autoestima e a reconstrução do novo homem, tornando-o capaz de dominar a si mesmo.
Somente por meio do resgate de suas virtudes a pessoa deixará de ser vítima daquelas coisas que o arrastam e o levam a renunciar o próprio uso da razão. Esta virtude é chamada de “sobriedade”; ela nos indica os limites que não devemos ultrapassar. Do contrário, se desrespeitarmos essas regras, já não seremos mais capazes de dominar a nós mesmos e seremos dragados por outras paixões.
Um abraço,
Dado Moura









OLA DADO BOM DIA!!! Hoje pela manhã me deparei com um rapaz que estaria visilmente drogado e nessa rua que eu passo ,lá em cima tem um monte aonde as pessoas cristãs vão orar e entregar os seus pedidos a JESUS… na mesma hora em que o vi aquele rapaz daquele jeito eu pedi a JESUS que passase um irmão e orasse por ELE. Hoje ao chegar em meu trabalho e entrar no meu email para a minha surpresa vc me mandou esse tema sobre vicios, eu tenho certeza que vc foi e esta sendo usado por DEUS… eu acredito em milagres e muitas vidas serão salvas através de vc… Quero que o SENHOR JESUS te ilumine cada vez mais… parabéns
Dado: Deus abençoe seu trabalho, sua missão! Continue sendo canal de graças para a vida de tantas pessoas! Conte sempre comigo! :-) Dios te bendiga hermano!!
OLÁ, MEU AMIGO. PAZ E BEM! TENHO UM CUNHADO NESTA SITUAÇÃO. APÓS PERDER O PAI, ELE E A FAMÍLIA(MULHER, FILHA E GENRO) TEM PASSADO MOMENTOS TERRÍVEIS,POR CAUSA DA BEBIDA, PQ ELE PERDE TOTALMENTE A RAZÃO. ELES ESTÃO FIRMES NA FÉ E FAZEM DE TUDO PRA LEMBRÁ-LO DO QUANTO IMPORTANTE ELE É NA VIDA DELES. ELE SEMPRE FOI UMA PESSOA MARAVILHOSA, CAPRICHOSA, CUIDADOSA, AMOROSA MAS SE NEGA A TRATAR-SE. POR ISSO, TODOS DA MINHA FAMÍLIA QUANTO DA DELE, TEMOS PEDIDO INCESSANTEMENTE A DEUS E MARIA PRA QUE ELE VOLTE À RAZÃO E SEJA CURADO DA PERDA DO PAI. PARABÉNS PELA MATÉRIA, QUE COMO SEMPRE TOCA EM ASSUNTOS DO COTIDIANO E NOS CLAREIA OS SENTIMENTOS. OBRIGADA E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO. ABRAÇOS
PARABÉNS. As causas ,os motivos não são detectados com precisão.ENTRETANTO a cura depende do próprio,do profissional qualificado, da família.NÃO DEVEMOS ESQUECER DE COLOCAR, ACIMA DE TUDO, AQUELE QUE TUDO PODE…O PAI.
Resgatar um dependente químico de qualquer vício não é tarefa das mais fáceis, sabemos que é preciso o envolvimento da família juntamente com um profisional da área, mas a realidade é bem mais árida do que se pensa. É preciso que a família siga todas as instruções para o procedimento da cura do ser humano…mas nem todos está bem preparados para tanto. Quando falta a base familiar que é a estrutura forte que dá sustentação ao ser humano ao longo de sua vida, com certeza ele buscará fuga nos vícios, ou seja, em todo e qualquer tipo de droga que o tire da realidade que está vivendo. A insegurança gera a busca da droga nos momentos de angústia. Faz-se necessário a presença da família, um grande amigo, a fé, o profissional e muito amor para resgatar o ser humano deste fundo de poço.
Parabés pelo artigo.
Sei bem doque fala sobre a sobriedade. Tenho um filho que era usuário quimico e ninguem conseguia fazelo parar, até que um dia por um milagre …simplismente parou…cansou……resolveu voltar para o mundo da normalidade social. Acredito que em uma hora destas nem Deus conseguiria faze-lo parar porque não era a vontade de meu filho.A oração ajuda de uma certa forma, mas a decisão é do homem
Realmente todos Ser tem que ter Moderação dos Vicios Universais e em relação as transformações das drogas da Natureza em Drogas de consumo do Ser é muita inresponsabilidade do Ser.
Dado, como sempre seus artigos são maravilhosos. Impossível ler apenas uma vez, e temos de repassar pra muita gente. Quão maravilhoso seria se aquela pessoa que mais precisasse encontrasse um texto deste; seria um presente em sua vida. Que Deus continue proporcionando esta facilidade que voce tem de escrever e enriquecendo mais nossas vidas. Parabéns.
Parabéns, que artigo lindo, como ajudará a tantas pessoas, que por conta do sofrimento, não vislumbram mais saída. Quando começamos a ler um artigo escrito de forma tão elucidativa, conseguimos quebrar paradigmas e remodelar nossas vidas. Mais uma vez parabéns e que Deus continue te abençando dessa forma !
Olá Dado.
É incrível a facilidade que tem em explorar uma diversidade de temas que atingem a toda família e cidadão. Bastante oportuno e realista o tema. Algumas pessoas (famílias) preferem ignorá-lo do que amenizá-lo ou buscar solução.
Parabéns e que continue cada vez mais iluminado.