Em alguns relacionamentos, o carente vive como se quisesse comprar a companhia do outro
A vida parece ficar mais leve e colorida quando temos o apoio de alguém do nosso lado. Amar e se sentir amado ajuda em nossos trabalhos, melhora nossa qualidade de vida e nossos relacionamentos. Sentir-se amado parece ser a fórmula para resolver nossos problemas; contudo, na contramão da nossa vida poderá surgir a falta desse amor: a carência!
Infelizmente, muitos de nós já sofremos, temos sofrido ou ainda sofreremos os efeitos malévolos desse sentimento. Quem já não presenciou histórias de alguém que – por estar vivendo um período de carência – buscou suprir o amor que não consegue encontrar em si mesmo? Em muitas ocasiões, relacionamentos assim se iniciaram numa noite em que –cansada de estar sozinha, a pessoa sai literalmente à caça de alguém. Animada com a ajuda de algumas doses de bebida alcoólica e com os estímulos de alguns “amigos”, ela se atira nos braços daquele cujas verdadeiras intenções poderiam ser questionadas. Não desejando terminar a noite sozinha, inicia-se ali um relacionamento que poderá durar apenas alguns dias; quem sabe alguns meses ou até a alvorada do dia…
O que todos nós procuramos é um relacionamento estável, que nos propicie segurança, amor recíproco e cumplicidade, os quais, juntos, trazem luz para nossas vidas. A pessoa, que desejamos encontrar, certamente não é aquela que nos rouba um beijo ou que tenta preencher o vazio de nossas carências com um prazer efêmero, o qual somente vai aumentar ainda mais o sentimento de dependência.
Em alguns relacionamentos, o carente vive como se quisesse comprar a companhia do outro, colocando-o num pedestal e fazendo dele o “sol” da sua vida…. Doa-se inteiramente a este, abrindo mão de sua própria vida apenas para viver em função da pessoa que julga poder suprir suas necessidades. Família, amigos, trabalho, estudo e outras atividades vêm em segundo plano, simplesmente para se ter mais tempo dedicado à pessoa que acredita ser “a ajuda adequada”. Ainda que perceba no “namorado” algum comportamento desagradável, falta-lhe coragem para exigir a mudança de alguns hábitos, satisfazendo-se com a frieza da indiferença.
A baixa auto-estima o ilude, fazendo-o acreditar que pior seria se não tivesse a companhia do outro. Acredita que quanto mais fizer pelo companheiro, tanto mais poderá se sentir amado. No começo, a pessoa – que é objeto da carência – pode até gostar dos carinhos, mimos e tempo dispensados a ela, mas logo se cansará, perdendo o interesse pelo relacionamento. E na tentativa de conseguir escapar dos tentáculos sufocantes de alguém assim começará a maltratar aquele que acabou se anulando.
Com medo de não ter a companhia do outro, a pessoa carente, muitas vezes, se sujeita ao menosprezo e até aos maus-tratos do companheiro. Faltando-lhe coragem para romper com a dependência dispõe-se ao outro até que este se canse e tome a iniciativa de abandonar a relação, a qual jamais deveria ter acontecido sob os efeitos de um coquetel de emoções desordenadas.
Para se evitar cair nas teias da carência é importante ter clareza dos objetivos que almejamos e buscamos viver. Somente dessa forma poderemos dar início à conquista de um relacionamento seguro e sadio. A pessoa – com quem buscamos partilhar nossas vidas – precisa manifestar maturidade e disposição para manter um relacionamento estável – no qual cresçamos juntos. E isso certamente não encontraremos num encontro casual e sem compromisso de uma noite.
Não podemos esquecer que num relacionamento vivemos numa via de mão dupla, ou seja, se podemos nos doar ao parceiro com gestos de carinho e atenção, procurando melhorar a saúde do relacionamento, a recíproca tem de ser verdadeira. Se faltar alguns desses valores em nossos relacionamentos, precisamos nos questionar se não estamos vivendo tão somente às margens de nossa própria carência.
Deus abençoe, um abraço
Dado Moura







As vezes sinto raiva de mim mesma, sinto uma fracassada não conseguir mandar um casamento harmonioso, meu marido reclama de tudo desde da limpesa da casa até a comida que preparo. Isso me irrita tbm trabalho fora, sinto cansada e sou muito carente pq nem na hora do sexo ele consegui ser gentil. Fico imaginando um pessoa pra mim compreensiva, boa … mas será que existe.
Acabei de perder um homem maravilhoso, honesto, sincero, fiel, tudo de bom. a pessoa mais maravilhosa que Deus colocou na minha vida . tudo por causa dessa estúpida carência. ninguém merece. agora que tudo acabou, q tudo perdeu o encanto e ele já não me ama mais, porque ele me amava e muito, mas consegui destruir tudo com essa carência…mas agora é saber como eu me livro disso, quero ser feliz com o meu companheiro , quero ser feliz e fazer a outra pessoa feliz tbm ser sufoca-lo com minhas carências, tenho q aprender a viver, a controlar os meus sentimentos, crescer, ser madura, apesar dos meus 44 anos, tenho q aprender a amar….
Ola a todos, gostei muito da materia, sou noivo e tenho 31 anos … e algo que acho estranho no meu relacionamento é que sinto essa carencia(mais sei que ela gosta de mim) e nao sei como sair, fazendo sufocar minha noiva.. e ultimamente estamos brigando muito, queria saber solucoes alguem pode me ajudar????
Muito bom artigo! Estou saindo de uma relação de 2 anos com uma pessoa, e me identifiquei com o texto, me ajudou mto!
um grande abraço.
Gostei muito deste artigo, e hoje espero estar mais madura para entrar num novo relacionamento , como falou:ter clareza dos objetivos que almejamos …a pessoa com quem buscamos partilhar nossas vidas precisa manifestar maturidade e disposição para manter um relacionamento estável.
É isso que desejo e espero, doar ao parceiro meu carinho e atenção, procurando melhorar a saúde do relacionamento,pois sinto que ele me ama de verdade, como sou e me ajuda a crescer na fé.(Jê eu te amo!)
Eu estou casada é sinto muita falta de amor é carinho, o meu marido é do tempo que so se beija na hora “H” pode ainda ter gente animal assim, estou vivendo por viver quando eu falo que preciso de carinho ele fala q isto é frescura pra mostrar q ama não precisa ta se beijando eu não aceito este argumento!!!
Eu tô me sentindo tão carente… Não aguento mais esse sentimento. Tô me sentindo tão regeitada pelo meu namorado.. Quando eu quero ter relação ele fica falando que ta com calor, que ta cansadoo… Eu não tô aguentando mais essa situação.. Socooroooo !!!!
todo ser humano que sente este tipo de carencia homem/mulher pode até sem perceber ter um desvio de conduta( psicologicamente falando) omde vai buscar em coisas que lhe deem prazer como comer exageradamente, gastar com roupas de grife sem ter esta condição momentanea, se masturbar e outros desvios que momentaneamente e falsamente tiram a carencia e provocam sensação de prazer mas em minutos, horas e em alguns casos até segundos a solidão é maior e a carencia do que o ultimo estado em que a pessoa se encontrava, a carencia é bem vinda quando a outra pessoa que esta ao nosso lado consegue acabar com ela, ou quando um dialogo com o pai ou a mãe consegue satisfazer esta carencia, ou quando estamos com pessoas que ao inves de nos suportar nos amam da maneira que somos e tem tempo para ouvir quando cansados precisamos desabafar algo e encontramos um ombro amigo, um colo materno ou paterno, um conjuje que auxilia em ouvir e dar os melhores conselhos, é esta tal de carencia é complicado mas com as doses certas de amor e compreenssão um para com o outro e para com quem esta ao nosso lado precisando de nossa ajuda as coisas acontecem e tchau tchau carencia.
Realmente tudo isso q acabei de lee,tem haver comigo,sou vitima da carencia,de meus pais,dos amigos,de irmãos e todos,me sinto perdida,até hoje sofro com tudo isso,tenho 30 anos e ainda não sei é o colo de meus pais,um amigo me colocar no colo e me perguntar o que sinto,o afeto sempre me encontro só,mais nesses momentos jamais me afastei de Deus,esse sim sei que nunca se afastou de mim,obrigada pela mensagem e obrigada meu Divino Pai Eterno………….
Gostei dos artigos relacionados ao namoro,pois acabei de terminar um,e realmente me sinto perdido,visto que trabalhamos no mesmo local.Mas estou tentando superar a situaçao.um abraço.