Separação

separacao.jpg

No que se refere à separação de um casal, percebemos que muitos casamentos tiveram um desfecho nada parecido com os contos de fadas. Muitos pais nem sempre pactuam com a inusitada decisão da separação dos filhos, especialmente, quando não houve precedentes na família.

Muitos fatos podem compor ou tentam justificar os motivos que levariam alguém a romper definitivamente um compromisso e, com isso, desencadeia-se uma série de outros fatores. Por mais bem resolvidas que possam ser as decisões assumidas de uma separação, haverá algumas implicações secundárias, como por exemplo, a reconstrução do “novo” estado de vida. De repente, aquela pessoa que tinha as obrigações de marido ou de esposa, se vê assumindo inteiramente as responsabilidades que anteriormente eram divididas.

Uma separação não envolve somente a vida de casais que resolvem tomar uma nova atitude ou tampouco compreende simplesmente o equacionar a partilha dos bens ou negociar a pensão alimentícia. </b> A decisão de assumir o rompimento do compromisso conjugal gera um estresse que afeta a atmosfera familiar, atingindo desde a rotina das atividades domésticas até o comportamento das crianças. Para os filhos, o rompimento da família, muitas vezes, significa perder um pedaço de si próprio.

Quase sempre, os filhos mais velhos assumem obrigações de pajear o irmão mais novo ou exercem as tarefas de adultos em períodos em que os pais não se encontram no lar, agindo como se fossem os responsáveis pela manutenção da casa. Essas crianças são submetidas ao peso de uma obrigação que não lhes pertence, e que conseqüentemente rouba infância delas.

A separação conjugal não significa o rompimento dos laços afetivos entre pais e filhos, nem tampouco isenta os pais dos cuidados de estarem atentos às crises e aos sentimentos de abandono que poderão acontecer com os filhos. Certos casamentos foram, realmente, assumidos na imaturidade dos casais que mal tinham consciência da responsabilidade de que estariam prestes a assumir ou foram “forçados” por circunstâncias adversas. Por isso, alguns casais após a separação temem reviver os traumas de um amor frustrado, outros desejam voltar a se relacionar afetivamente com alguém.

A Igreja acolhe com amor os casais de segunda-união e analisa aqueles relacionamentos que os casais buscam saber se o casamento realmente existiu.
Reconhecer nossa dependência da graça de Deus nos leva a buscar as curas de nossas feridas e daquelas que foram geradas nas pessoas diretamente envolvidas neste relacionamento frustrado. Isto é sinal de amadurecimento e diferencial para alcançar a felicidade que se almeja.

Um abraço e até breve.

Artigo relacionado: Casais separados, na busca da felicidade

Ouça os comentários adicionais para este artigo.

14 Respostas para “Separação”

  1. ermelinda Disse:

    gostaria de receber um comentário sobre o assunto exposto no ermelinda Disse:
    dezembro 28,2008 às 8:17

  2. ermelinda Disse:

    à dois meses o meu marido saíu de casa arrajando uma desculpa que o pai precisava de ajuda. eu até concordei, mas depois verifiquei que tinha levado a roupa toda. Uma emana depois disse que não podia viver mais em casa porque estava apaixonado por uma raparida á cerca de 3 meses e que já a conhecia antes. temos dois filhos que vivem comigo.
    Entre conversas umas mais agressivas outras mais amenas, e cada vez mais amenas. ele continua a dizer que está apaixonado.
    anteriormente , quando ponha a ipotese de isto me acontecer eu achava que ia ser fácil porque era uma questão inquestionável.
    porem passado dois meses mantenho o mesmo aliás até maior e fico desejando que essa paixão acabe e que algum dia ele volte a sentir amor por mim. às vezes tenho confusões de sentimentos. já lhe falei sobre o amor que continuo a sentir mas também já lhe falei sobre minha confusão de entimentos. ele costuma dizer ” um a dia de cada vez” .
    Nunca o vi com niguem. e diz que quer ter a certeza da sua decisaõ , mas que ainda não se arrependeu de sair de casa.
    Por favor , para mim começa a ser importante encontrar meu rumo. obrigada

  3. Daniel Disse:

    Olá, sou Daniel de Santa Catarina, Tenho uma dúvida quanto a minha situação:
    Eu e minha esposa não somos casados pela igreja, mas somos católicos, e gostariamos de saber se podemos comungar normalmente?
    Des de ja agradeço a atenção e aguardo resposta.

  4. silvana passos Disse:

    oi . sou silvana . eu despertei para a vida depois que encontrei seu site, agora quero ajudar quem necesita de uma palavra de animo para viver, por lo menos viver mejor, só que necesito ajuda para isso, com temas, como fazer palestras, que sites tambem m podem ajudar com las pesquisas, etc. bom era isso, felicidades e muito obrigada. silvana, desde uruguay.

Deixe um comentário