Respeito é bom e todos gostam!

respeito.jpgPor muitas vezes, testemunhamos situações em que pessoas, – abandonando o que lhes poderia restar de uma boa educação –, romperam com todos os outros princípios morais ao desmerecer o valor da integridade do ser humano; integridade esta que se origina desde a concepção deste e que perdurará por toda sua existência.

A sadia convivência em nossos relacionamentos se constrói sobre os alicerces do respeito por aqueles que, de alguma forma, exercem autoridade sobre nós, sejam eles professores, chefes de trabalho, pais, entre outros.

Hoje se nota a falta de respeito de alunos para com os professores, assim como daqueles que se valem de um título, quer seja político ou de magistratura, para com aqueles que exercem uma função – julgada por eles – como inferior. Contudo, surpreende notar que a falta de respeito, muitas vezes, começa ainda dentro de casa, seja entre pais e filhos, seja entre cônjuges, entre irmãos etc.

O respeito tem se esmorecido desde o zelo aos bebês, que rogam aos céus pela oportunidade de obterem o “veredicto” favorável dos próprios pais à vida, até os cuidados daqueles que trazem por muitos anos o fardo de seus dias vividos. Há ainda outros que foram jogados ao descaso por se encontrarem incapacitados numa cama.

Há filhos que, por se acharem adultos o bastante, e ainda que morando sobre o mesmo teto, contradizem os pais, desrespeitando as normas estabelecidas por eles; outros se dirigem à autoridade paterna aos gritos. Interessante levar em consideração que o mesmo ato raramente se repetiria se estivessem em uma discussão com os amigos.

Precisamos lembrar que com quem discordamos em opiniões, seja este um professor, um guarda de trânsito ou um policial, ainda que estivessem equivocados, são merecedores de nosso respeito, e o inverso também é verdadeiro.

Somente aquele que muito experimentou o amor e o respeito poderá efetivamente vivê-los. Se por meio da boa educação dos filhos, conhecemos os educadores, pela demonstração do respeito conhecemos a índole e a integridade do homem, que se encontra em contínua formação.

Penso ser necessário para aqueles que consideram ultrapassado o cultivo do respeito mútuo uma urgente retomada de um novo comportamento. A nobre virtude do respeito pelo outro tende a favorecer o florescimento da excelência da democracia, dos direitos e deveres em todos os nossos relacionamentos.

Talvez os valores de nossa sociedade tenham chegado aos mais baixos níveis por falta de ensinamento do respeito às nossas crianças ainda na tenra idade. Acredito que tão importante quanto ensinar aos nossos filhos o respeito às autoridades em todas as esferas sociais, é  também testemunhar e respeitar aqueles que nos observam como sua autoridade. Nossos filhos aprenderão a respeitar seus superiores e a nos respeitar segundo a maneira como eles próprios foram ensinados e respeitados.

Um abraço

Dado Moura



65 respostas para Respeito é bom e todos gostam!

  1. Marta Rejane N.Leal disse:

    LI SOBRE A EDUCAÇÃO ESTE TEXTO ESTÁ ÓTIMO.
    FUI A UMA REUNIÃO ONDE FOI COBRADO PARA OS PAIS ENSINÁREM AOS SEUS FILHOS PARA TEREM MAIS EDUCAÇÃO E ANTES DE TERMINAR A REUNIÃO, TINHA DUAS MÃES BRIGANDO PORQUE DIAS ATRÁS OS FILHOS DELAS TINHAM BRIGADO. A QUEM ESSAS CRIANÇAS TEM QUE SE ESPELHAREM?

  2. Marta Rejane N.Leal disse:

    Gostei muto desta página que fala sobre o respeito e hoje muito de nós pais estamos perdendo nossos filhos para aqueles que não sabem dar limites e respeitos aos seus filhos se eu ensino os meus, outros estraga os dele e com as amizades desenfreadas e ilimitada os tornam sem respeito tambem.
    Hoje estar bem difícil de criar filhos.

  3. mariana disse:

    eu gostei muito de ler esse respeito e eu fiz isso tudo que pudi na minha familia e a diantou e nos estomos respeitando um aoutros

  4. bruna disse:

    nem todos reispeitam ha professores mal educados amo quem nos ensinam seja professor pais mais desde que nunca exerce poder exssecivo sobre a sociedade……

  5. melissa disse:

    si todos colaboracem e respeitassem o próximo o mundo seria melhor!!!!!!
    mais nem todos fazem a sua parte e do que adianta uns respeitarem e outros naum…….
    gostei do texto e mi ajudou na pesquisa da eskola vlw!!!!!!!!

  6. gostei muito faça mais ta bem …

  7. helocosticn disse:

    escola e informaçao…educaçao tem q vir de casa..por isso q acho q filhos mal educados sao frutos de pais mal educados..minha sugestao e q as escolas chame o os pais e filhos p a reeducaçao..orientaçao.. pq vieram de criaçao desordenadas!!o bulling nas escolas ..e caso de policia..se acontececo comigo seria resolvido na pocilia ..processo judicial e tudoo mais.. os pais tem q serem responsabilizados!!sou contra criança andando por ai rolando.. tem q chamar os pais p as responsabilidades dos atos das crianças e menores delinquentes.!!esta no codigo civil!!chega de converce!!e nao adianta fazer depositos de menores nas febens ..telas tem q serem escolas integral p reeducaçao dos menores !!a maioria dos pais sabem q os filhos sao delinquentes!!

  8. AQUINOA BAROS disse:

    GOSTO MUITO; QUE PENA QUE A CIENCIA, ALMENTA, O POVO CRECI EM GANACIA E A EDUCAÇ FICA PRA TRAS.O QUE VALE MESMO E A NOSSA FAMILIA COM SUAS REGRAS MAIS ANTIGA E A SUAS BOA EDUCAÇ. OBG.

  9. ISSO É MUITO IMPORTANTE, DEVEMOS TODOS NOS RESPEITAR, EMBORA EU ACHE Q NÃO DISSE BEM A IMPORTANCIA DO RESPEITO O TEXTO ESTÁ BOM !!!!!!!

A sua participação com comentários e ou críticas aos temas abordados são bem-vindas. Todavia, não será tolerado: palavras ou comentários ofensivos às pessoas; qualquer tipo de simpatia, orações ou outra coisa que descaracterize o objetivo principal desse espaço.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 1.885 other followers