Quando o namoro chega ao fim


florseca.jpg

Nenhuma relação poderá ser mantida por muito tempo apenas por uma das partes.

A novidade dos primeiros momentos de namoro traz para a vida um colorido diferente, um estímulo que nem a distância, nem as condições atmosféricas, por piores que possam parecer, poderiam fazer que os enamorados adiassem um encontro. Para os casais mais românticos, trocas de cartões apaixonados, flores e, ultimamente, os “torpedos” por meio dos celulares, continuamente “explodem”, enchendo os corações dos apaixonados com mensagens de amor.


Podcast


Após algum tempo, muitas vezes, lentamente, o romantismo, que se esperava durar por toda a vida, vai perdendo o empenho e a força.O desinteresse nos compromissos é justificado por “desculpinhas”, entre outras coisas, que originalmente não faziam parte do relacionamento. Há a impressão de que a relação parece estar sendo sustentada apenas por um dos namorados. As evidências apontam para caminhos que talvez o mais apaixonado dos dois não gostaria de assumir… Seja pelo longo tempo de convivência ou seja pela insistência em acreditar que ainda poderá haver o desejo de uma mudança concreta de comportamento do outro.

A cumplicidade nos objetivos comuns é a base de todo relacionamento sadio.

Cumplicidade esta que, acredito eu, repousa na predisposição às mudanças em razão da felicidade de quem amamos. Por que alguém haveria de insistir no namoro se não existe a mesma cumplicidade e empenho por parte do outro em manter o compromisso?

Acredito que nenhuma relação poderá ser mantida por muito tempo apenas por uma das partes. Por outro lado, o término de um relacionamento, normalmente acontece somente por um dos namorados. Com isso, aquele(a) que ainda se sente apaixonado(a), como que tomado por uma cegueira, poderá buscar uma reaproximação, mesmo sabendo que estava sendo parcialmente correspondido(a) em seus anseios.
Isso, será uma situação de difícil “digestão”; mas a persistência em retomar o relacionamento, sem a vontade do outro, apenas ferirá sua auto-estima.
Assim, para aquele que vive a dificuldade da aceitação do rompimento, será necessário um tempo para recompor suas emoções e até mesmo para avaliar o que foi vivido.

Em nossas convivências pessoais, aprendemos a acolher e a assimilar situações que antes poderíamos pensar não ser capazes de administrá-las; entretanto, essas experiências nos farão mais maduros e seguros. Mesmo que esse processo possa ser doloroso, tudo será útil e nos servirá de parâmetros de avaliação sobre as qualidades e interesses desejados para um futuro relacionamento, assim como, nos ensinará a ponderar sobre o nosso próprio comportamento e expectativas dentro da convivência numa vida a dois.

Ainda que você esteja meio atordoado(a) pelo sentimento ferido devido ao rompimento, a retomada das atividades simples de entretenimento e a convivência com amigos sempre serão importantes, pois do contrário, o fechamento e o medo do mundo tendem a levá-lo(a) a situações mais delicadas e de desânimo.

O nosso crescimento pessoal se faz com experiências e nem sempre o mundo nos poupará de viver somente as mais agradáveis.

Veja entrevista na TV Band sobre este tema

Leia também:

Namorar com os olhos no futuro
Namorar não é facil
O namoro acabou e agora?
,
Quando o ex volta a rondar
e
Namorados que nasceram para ser amigos

Outros artigos relacionados, acesse a nuvem de tags: Namoro

Por favor, compartilhe seu interesse clicando no ícone +1 abaixo
Deus abençoe. Abraços

Dado Moura

About these ads

465 respostas para Quando o namoro chega ao fim

  1. Wagner disse:

    Estou muito deprimido pois um relacionamento de 8 anos acabar eu era tudo pra ela,tudo oque eu fazia foi pensando nela amo muito ela ainda pois esta recente 14/12/2012 essa data nunca esquecerei,foi muito dolorido para mimm pois ela não gostava mais de mim não sentia prazer em estar comigo,pois em alguns instantes as mas amizades entraram na vida dela e ela me esqueceu,não sei oque ela esta fazendo agora mas sei que eu não gostaria de saber pois sei que vai me machuacar mais ainda,pois ela era meu mundo.

  2. dirceu disse:

    Bom estou em relacionamento muito difícil, e não sei como colocar um ponto final nessa história. passei por cima da minha família pra poder ficar com ela, e agora não sei se ela é realmente a mulher que a amo………..

  3. Leiliane disse:

    Sabe eu estou passando por uma situação difícil não sei se ele é realmente meu verdadeiro amor estou confusa estou pensando em terminar só que quando penso em fazer isso já penso logo que vou ficar sem chão achando que vou sofrer e pensando que q só ele é o homeme da minha vida, já magoei pessoas que amo muito da minha familia por causa dele e não sei se isso faz bem pra mim só sei que sou uma mulher e que irei conseguir resolver essa situação minha sim e irei parar de pensar que só ele é o homem da minha vida afinal eu quero um relacionamento que alguém cuide de mim, pense em mim e pense no futuro junto comigo

    • adelaide disse:

      Leiliane meu caso é parecido com o seu , ninguem da minha familia aceita meu relacionamente sempre ficam implicando com ele , eu amei ele , não sei se amo da mesma forma que antes e tenho medo de terminar e me arrepender , mas sabe aquela historia do homem da minha ” e talls , não existe essa historia se ele fosse realmente seu grande amor , vc não estaria com duvida .

A sua participação com comentários e ou críticas aos temas abordados são bem-vindas. Todavia, não será tolerado: palavras ou comentários ofensivos às pessoas; qualquer tipo de simpatia, orações ou outra coisa que descaracterize o objetivo principal desse espaço.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

Você está comentando usando sua conta WordPress.com. Sair / Mudar )

Imagem do Twitter

Você está comentando usando sua conta Twitter. Sair / Mudar )

Foto do Facebook

Você está comentando usando sua conta Facebook. Sair / Mudar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.144 outros seguidores